Fiocruz Fale com a Fiocruz Fundação Oswaldo Cruz
webmail
CBRVS • Coleção de Bactérias de Referência em Vigilância Sanitária

Serviços

Devido às mudanças internas e adequação ao fornecimento de material biológico ao nível nacional, a Coleção de Bactérias de Referência em Vigilância Sanitária (CBRVS) está momentaneamente suspendendo as atividades de fornecimento de Micro-organismos de Referência por um prazo ainda indefinido.

Estamos negociando com os fornecedores internacionais de nossas matrizes para voltar a distribuir cepas de referência o mais breve possível.

Qualquer mudança será anunciada nesta página.

Quanto às cepas de coleções brasileiras, as mesmas podem ser solicitadas diretamente à coleção de origem.

Fornecimento de micro-organismos

A solicitação é feita mediante o preenchimento e envio do Formulário de Solicitação de Material Microbiológico que pode ser obtido junto ao curador ().

Para solicitações de bactérias e/ou serviços favor preencher o formulário de requisição e enviar para o curador da CBRVS, via e-mail (), indicando as linhagens e/ou serviços de seu interesse.

Após o envio favor aguardar nosso contato com as instruções de fornecimento. Informamos que o fornecimento de microrganismos para instituições públicas, sem ônus, é limitado a 10 ampolas por semestre. O transporte é de responsabilidade da instituição solicitante.

Depósito de Culturas

CBRVS oferece diferentes serviços de depósito de bactérias:

  • Depósito aberto (acervo de acesso público);
  • Depósito restrito (fornecido com autorização do depositante);
  • Depósito fechado (depósito confidencial);

Todas as solicitações de depósito são feitas mediante o preenchimento e envio do Formulário para Solicitação de Identificação, Autenticação e Depósito que pode ser obtido junto ao curador () que serão submetidas a uma análise prévia pela CBRVS para verificação de enquadramento no escopo da Coleção.

Caracterização e Identificação

Todas as cepas são caracterizadas por diferentes métodos fenotípicos que incluem caracterização morfológica, fisiológica e bioquímica, além de métodos genotípicos envolvendo amplificação e sequenciamento do gene 16S rRNA.

As solicitações são feitas mediante o preenchimento e envio do Formulário para Solicitação de Identificação, Autenticação e Depósito que pode ser obtido junto ao curador ().

Treinamento

Atualmente a CBRVS disponibiliza treinamento na área de preservação de bactérias. A solicitação é feita mediante o preenchimento e envio do Formulário para Solicitação de Treinamento que pode ser obtido junto ao curador ().

Consultoria

A solicitação é feita pelo e-mail (



© 2021 Coleção de Bactérias de Referência em Vigilância Sanitária, Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde, Fundação Oswaldo Cruz